
“Sempre me sinto motivado ante o novo, e a advocacia criminal artesanal – por não ser padronizada ou simplesmente transferível de um caso para outro, exigindo um maior cuidado com as especificidades do caso concreto – é uma fonte constante e infindável de aperfeiçoamento técnico e humano. Esse contexto de ajuda ao outro, além de tudo, permite criar vínculos, a exemplo do que se costumava ver na figura do médico da família, que não desistia enquanto não via a melhora do paciente. Os desafios até ultrapassar / deixar para trás (“sucesso”: do latim succedere, vir depois; “êxito”: do latim exitus, saída) são muitos e são, por isso, grandes motivadores.
Comumente notamos o valor das coisas quando as perdemos, ou quando corremos o risco de perdê-las. A persecução penal é indubitavelmente uma das ocasiões em que essa tensão é especialmente sentida, em relação à dignidade, à liberdade e ao patrimônio. Diante desse quadro, o único remédio eficaz é a ampla defesa, para que do efetivo contraditório possa resultar a consciência do justo. Nada é mais salutar que o contraditório. Os erros de julgamento evidenciam sempre um aspecto em comum: a ausência ou a debilidade do contraditório. E só se alcança o efetivo contraditório quando o exercício do direito de defesa se manifesta de forma ampla.
O nome Leonardo Bandeira já se tornou uma palavra capaz de trazer à tona um sentido, uma direção, um referencial de profissionalismo, bem como de um ideal: de sobriedade, lucidez, ritmo, continuidade e senso de compromisso. Definitivamente, trata-se de uma ideia (cada vez mais constante e em níveis cada vez mais altos) que une a todos da equipe e que, com certeza, é uma exigência da advocacia criminal inspirada por uma visão elevada.”
Felipe Coimbra Cardoso
- Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Pós-graduado em Direito Penal Econômico Internacional pela Universidade de Coimbra
- Pós-graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
- Mestrando (curso interrompido) em Ciências Penais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Integra o escritório Leonardo Bandeira Sociedade de Advogados desde 2007.
- Recebeu o selo Advogado Mais Admirado em 2022. O selo é concedido anualmente pela Análise Editorial por meio do anuário Análise Advocacia, o maior e mais profundo mapeamento da advocacia empresarial do Brasil.
- felipe@leonardobandeira.com.br
- 55 (31) 3335-8080
QUALIFICAÇÃO, COMPETÊNCIA E EXPERIÊNCIA
A fórmula perfeita como solução para representar a sua demanda
55 (31) 3335-8080